quarta-feira, 30 de julho de 2008

Zé Pistoleiro

É triste. É lamentável. Houve uma pessoa ferida. É grave. Então porque não consigo parar de rir?

Justiça/Porto: 5,5 anos de prisão efectiva para indivíduo que baleou vizinhos por acreditar que lhe sodomizaram o gato

Porto, 28 Jul (Lusa) - O indivíduo que baleou os vizinhos por acreditar que um deles, pelo facto de ser homossexual, estaria a sodomizar o seu gato foi hoje condenado, no Tribunal São João Novo, Porto, a cinco anos e seis meses de prisão efectiva.

José Maria Correia, 53 anos, empregado de mesa há 32, foi condenado pelos crimes de homicídio na forma tentada e detenção de arma proibida.

O tribunal deu como provado que, em 27 de Outubro de 2007, José Correia pediu a Anabela Cruz Silva (atingida pelos disparos), que se encontrava no pátio das habitações, que a ajudasse a resgatar o seu gato que havia fugido para um terreno contíguo.

Na impossibilidade de Anabela Silva poder responder à solicitação do arguido, o vizinho José Pedro Macedo, que estava à janela da sua habitação e se apercebeu da situação, prontificou-se a ajudar no resgate.

Quando José Correia viu José Pedro a tentar apanhar o gato começou a proferir expressões injuriosas sobre a sua orientação sexual.

Assim que consegue capturar o animal, o vizinho de José Correia desloca-se para a habitação do arguido, ficando Anabela Cruz no pátio, onde foi atingida pelos disparos de uma pistola Browning, de calibre 6.35, pertencente ao arguido.

Provou-se ainda que José Correia acreditava que a pessoa no pátio era José Pedro e estava convicto de que "este era homossexual e que pudesse ter havido contactos de natureza sexual entre o vizinho e o gato".

No seguimento dos disparos, Anabela Cruz, professora de ensino secundário, foi transportada para o hospital de São João onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica da qual resultou uma cicatriz de 23 centímetros.

O tribunal deu ainda como provado que José Correia agiu deliberada e conscientemente com o propósito de tirar a vida a José Pedro, considerando a sua postura durante o julgamento "profundamente desconcertante" e com um "comportamento homofóbico".

Durante as buscas policiais foram encontradas 38 munições em casa do arguido, conhecido por "Zé Pistoleiro", como contou Maria da Conceição Volta, tia da ofendida.

O juiz-presidente, João Amaral, considerou que o motivo que desencadeou os factos "é torpe".

"Dar um tiro em alguém por ser homossexual e por supostamente ter tido relações sexuais com um gato que ajudou a resgatar, e por isso o animal ter ficado paneleiro, é talvez o motivo mais torpe que eu já vi na minha vida", frisou o magistrado.

Esse motivo é revelador "de uma insensibilidade atroz pela pessoa humana", referiu João Amaral lembrando o caso do transexual Gisberta que morreu às mãos de jovens menores e comparando o comportamento destas com o do arguido.

José Correia foi ainda condenado ao pagamento de mais de 22.000 euros pelos danos patrimoniais e não patrimoniais causados a Anabela Silva.

À saída da sessão Luís Manuel Silva, advogado do arguido, referiu ainda ser prematuro exprimir qualquer opinião sobre a sentença, admitindo porém que "se não houver matéria suficiente para recorrer parece que a pena é equilibrada".

José Luís Quelhas, advogado da assistente Anabela Silva, admitiu que a cliente possa achar que a pena devesse ser superior mas não pensa recorrer da sentença.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-07-28 17:15:02

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pedaço de mim.


Tu és aquele pedaço de mim que em tempos caiu.
Tu és aquele pedaço que já foi meu, mas que ficou para trás.
Tu és aquele pedaço de mim que me fez dois,
que te fez um e me deixou meio.
O tempo afastou-nos.
A agua passou e alisou-nos aos dois.
Fez das arestas que encaixavam, suaves curvas que quase encaixam.
Quase.
Tu és o pedaço que me falta, que quase encaixa.
O tempo passa.


Imagem do Zacarias da Mata

sexta-feira, 11 de julho de 2008

quarta-feira, 9 de julho de 2008

segunda-feira, 7 de julho de 2008

El Camino del Rey

Também conhecido pelo Camino del Embalse del Chorro muito perto de Málaga. É preciso te-los no sitio para fazer esta caminhada... com ou sem cabo.

terça-feira, 1 de julho de 2008

A galinha da vizinha...




Conceito engraçado. Faça uma avaliação do sitio onde trabalha para ter acesso a avaliações feitas por outras pessoas acerca dos sítios onde gostaria de trabalhar... ou de onde recebeu uma oferta... ou pelos quais tem simples curiosidade. Inclui ordenados, regalias e opiniões. Tudo de uma forma anónima. Já lá estão umas empresas Portuguesas, infelizmente sem avaliações.