sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O maior lá da terra...

Conheci o que julgo ser o Casanova aqui da zona. O Zézéca do concelho. O presidente da junta. É o maior, e sabe-o. Pergunto aos homens: onde é que se conhecem estas figuras? Onde é que ouvimos dos seus feitos, das suas façanhas das histórias tragicas e comicas? Onde é que a nossa vida se cruza com outros homens que de outra forma nunca conheceríamos, provavelmente? Onde temos tempo para ouvir, rir, falar, discutir apenas com uma distracção aqui e ali. Eu respondo. No mesmo sítio onde todos sabem mais que o melhor treinador de futebol. Onde há mais políticos de grade de cerveja que os há a sério no parlamento. Pequena pausa para reflectir se os há a sério por lá também... adiante. Onde? No barbeiro claro está.

Vou-lhe chamar C. Porque sim. Porque A ou B não fariam sentido. Ele é C. Tem 74 anos. Mexe-se com rapidez supreendente e na duração do meu corte capilar não parou de o fazer. Para dár entoação a uma exclamação. Para pontuar uma afirmação. Para observar as senhoras que iam passando à porta do estabelecimento. Tentei decorar alguns dos seus rasgos filosóficos, mas confesso mediocridade na memorização dos discursos. Tentarei transcrever algumas delas, que poderão variar numa palavra ou outra, mas cujo sentido se mantem. Aviso desde já que a linguagem poderá ser forte, muito forte, mas também C o é aos 74 anos. Eis algumas das suas perolas:

"Se os cornos nascessem mesmo não se podia andar na rua, andavam para aí todos enrolados uns nos outros."

"Se os cornos fossem uma luz na testa, as noites pareciam dias"

"Ontem tive de o espetar na velha, coitada. Eu amo aquela mulher, mas está mesmo velhota a coitadita. Um gajo tem necessidades e a D com o benfica a jogar em casa, portanto lá teve a velha de aguentar. Agarrei-lhe a mão pula aqui (gesto) e disse-lhe - já viste como estou inchado, achas que vou conseguir dormir assim, vá lá querida que senão não durmo hoje - ai, estás tão quente respondeu ela - ah pois estou e daqui a pouco estou a ferver e daqui a nada até já queima, vá lá, anda cá querida, Coitada da velha. Depois chama-me safado e bruto. Diz-me que não a agarre ali que a vou deixar toda marcada. Já mal aguenta a coitada. Mas teve que ser."

"Aqui há tempos a puta da médica queria-me tirar a próstata. A filha da mãe. Disse-lhe logo que havia de morrer inteiro, agora tirar-me aqui a próstata. Prefiro viver menos um ano.... dois anos.... dez anos.... vinte anos a menos do que ficar todo mole. Disse-me isto há 9 anos. Foda-se. Quem me tira as mulheres tira-me tudo."

"Houve uma altura que andava aí a comer quatro. Tinha de andar aí na rua com cuidado. De vez em quando via uma ou outra e lá tinha de fugir. A gaja do Cacem aparecia sem avisar nem nada. Estava sempre a ver quando é que ela me entrava em casa quando estava com uma das outras. Por isso é que ia sempre para casa delas. Mas depois elas tinham medo dos maridos. Epa, mas agora ando mais calmo. Tenho uma ou duas, para além da velha claro, mas essa coitadinha, está mesmo velha. Elas ainda vêm cá ter comigo, mas já estou farto delas. Quero outras."

"Agora a E anda com sei lá quantos. Cada vez que a vejo está com um novo. Eu na altura andei lá, mas a gaja era uma inocente. Não fazia nada. Uma das vezes olhei-lhe para o traseiro e a gaja vira-se para mim e diz-me - aí nem o meu marido - mas tu achas que eu sou o filho da puta do teu marido? anda cá. Se o marido lá vai agora deve-o a mim. A partir daí já me dizia que gostava ali. O marido devia-me agradecer. Ainda falava com ele de vez em quando, o gajo sabia que eu lhe andava a comer a mulher, mas o gajo queria lá saber. Ele não tinha andamento para ela."

"Eu dançar 3 ou 4 horas é a mesma coisa. Canso-me o mesmo. Quando vou a sítios que não me conhecem é elas todas a perguntarem - Quem é o velho? - por isso é que mandei fazer aquelas t-shirts que dizem C à frente. Quando me perguntam o nome aponto para a t-shirt e digo-lhes - C ao seu dispor, disponha."

...isto são apenas o resultado de 20 minutos num barbeiro com tal personagem. E houve bastantes mais pérolas, eu é que não consegui transcrever tudo. Era digno de gravar. Era mesmo. Hoje lembrei-me dele, vou daqui a pouco lá cortar o cabelo, e por isso revisitei este texto que já tinha escrito há uns tempos. Vamos ver se volto com mais pérolas.

2 comentários:

Tuaregue disse...

"Coitada da velha, lá teve q ser!"

LOL Melhor q a famosa frase
"Já está, já está todooo lá dentruu!!!!"

Castanha Pilada disse...

E esse gajo ainda não apareceu na "Liga dos Últimos"? :))))